Resenhálise do Dragon Age: Inquisition Multiplayer!

Olá pessoas! Aqui quem vos fala, apesar da inaudibilidade vocal, é o Bastos!
Neste momento me encontro de certa forma inspirado com as palavras, o que pode tornar esta postagem um tanto dramática, melódica, subjetiva e gourmetizada te amo Allan! demais, o que se intensifica por eu estar ouvindo músicas, mais especificamente Creed. Prosseguindo com minhas linhas de raciocínio ainda não apresentadas, como tampouco desenvolvidas neste texto, gostaria de falar sobre uma das 7 maravilhas do mundo gamer, essa lindeza do título do post, o jogo mais cabra da peste de todo o sertão nordestino, o game que foi concebido com a ajuda dos seres gnômicos da floresta do extremo sudeste leste antártido vide Laís Silva, através do uso da cannabis farinha de copioba e do lysergsäurediethylamid. Sim, ele mesmo: DRAGON AGE! 
NÃO É O ORIGINS, NÃO É O 2, É O... INNN-QUIIII-SEEEEEI-CHOOOOON. 
E pra melhorar mais: A VERSÃO MULTIPLAYER \O/
Antes de prosseguir, contemplem uma imagem desse hard jogasso (cliquem na imagem para ela tomar TODA a tua tela):
Fonte: Gamespot
Contemplaram? Sei que alguém irá somente olhar a imagem e prosseguir leitura avante, porém insisto para que volte e contemple a imagem. Contemplar. C-O-N-T-E-M-P-L-A-R.
É véi, 42h
Ok. Prosseguindo, gostaria de falar sobre essa experiência maravilhosa que tive durante 42h em alguns poucos dias jogando Dragon Age: Inquisition Multiplayer.
Primeiramente, gostaria de ressaltar que não sei sobre a história de desenvolvimento do game, dos seus antecessores e estilo de singleplayer; este é o meu primeiro contato com um jogo da série Dragon Age. Então comprem suas potions e baús, torçam para encontrar boas armas e se equipem, que a resenhálise começa agora!
Resenhálise - Do latim: resenhalisum; é uma maneira relativa quase que semi-descritiva de se resenhar analisando as resenhas analisadas através de uma resenhálise.

Primeiras Impressões

A princípio, essa maravilha da humanidade não gerou tanta expectativa em mim. Nunca tive contato com qualquer game da série Dragon Age e também achava muito estranho e confuso o sistema de party com 4 players, dessa maneira imaginei que não gostaria do jogo baseando-me em experiências passadas idealizadas - já havia visto gameplays e descritivos dos outros jogos da série, e de cara fui preconceituoso. Contudo, deixei o preconceito de lado e baixei o jogo assim que Elvis demonstrou interesse em gravar um gameplay multiplayer do mesmo - algo que me agrada é gravar gameplays com o pessoal, por isso fiquei até motivado e curioso!
Mais um motivo para desanimar: o game era uma demo! Mas ainda assim pesava cerca de 24GB.
Persisti e baixei o jogo. Instalei e abri. "Bó gravar Elvis? Bó". E fomos.
Ao abrir o multiplayer, achei interessante a interface e a variedade de personagens, apesar de ter começado somente com três personagens disponíveis, sendo eles: o Legionário; o Arqueiro; e o Zelador. 
Fonte: Google Imagens
Fiz o tutorial do multiplayer, que é praticamente uma partida online real, mas com bots ao invés de players, e ao concluir ganhei diversos baús de graça, cada baú contém itens aleatórios e é possível comprá-los na loja.
Achei ESPETACULAR a experiência que tive somente no tutorial! A maneira como o jogo fluía, o sistema de party com 4 players sendo uma lindeza, cada qual com sua função, a movimentação do personagem, a maneira de atacar, os gráficos, o modo de jogo dividido em locais a explorar, aaaah... Tudo maravilhoso!
Ao lado vocês podem ver quase todos os personagens do jogo, sendo, nessa imagem, o total de 12. Contudo, com o lançamento da DLC Dragonslayer, mais três personagens foram acrescentados a esse arsenal de poderosas pessoas!
Fonte: Dragon Age Wiki
Sendo os mesmos: o Virtuoso; a Duelista; e o Avvar. De forma que vocês podem conferí-los logo à direita, na ordem em que foram citados!
Prosseguindo, ao gravar o vídeo para o nosso canal, eu dei de cara com a dura realidade da vida pós-tutorial: os monstros eram muito, muito, muito, MAS MUITO MESMO, difíceis de se matar e davam um dano retado para mim! Chegava a ser injusto, eu como mero arqueiro causar um dano simbólico aos monstros, isso quando eu conseguia arrancar ao menos 1 ponto de vida deles. Sério.
Imagine você atirar flechas até o dedo doer e ver o dano: 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1, 1. Pois é.
Porém isso me animou mais, por perceber que o game não era coisa pra qualquer um jogar na facilidade, mas possuía um nível de dificuldade bem trabalhado e desenvolvido. Até o mais ínfimo dos monstros podia ser trabalhoso para se matar, imagine agora um boss...
Perdemos feio, confiram comigo no replay:
Pois é, foi feia a coisa.
Percebam que apanhamos quando encontrávamos alguns mini-bosses e monstros mais complicados para se matar, e os malditos espectros... filhos duma mãe!
Vida de preto arqueiro é difícil que só! Mas com o tempo, uma boa build e equipamentos de qualidade superior é possível mandar ver com o arco e flecha.
O interessante é que você não conseguirá se virar sozinho com o arqueiro e nem com a maioria dos personagens. Estranho? Não mesmo!
É somente mais uma característica maravilinda dessa belezinha: TEAMWORKING! \O/
TRABALHO EM EQUIPE NESSA ZORRA!
Amo jogos que exploram o pensamento coletivo para o bom, suave e harmonioso decorrer do game. AMO MUITO, CARA.

Personagens e Classes

A maneira que o DA:I procede com o teamworking é linda e faz jus ao sistema de quatro players numa party. O ideal é ter ao menos um personagem de cada uma das três classes em sua equipe, sobrando um slot vago para qualquer que seja a classe.
A princípio, haviam 12 personagens para se jogar. Sendo quatro para cada classe. Entretanto, com a DLC Dragonslayer e o acréscimo de três novos personagens, atualmente existem cinco personagens para cada classe.
As três classes em questão são: Guerreiro, Mago e Ladrão; sendo os personagens que as formam:
  • O Legionário, o Katari, a Templária, a Sicária e o Avvar compondo a classe Guerreiro;
  • O Elementalista, a Zeladora, o Guerreiro Arcano, a Necromante e o Virtuoso compondo a classe Mago;
  • A Assassino, o Caçador, o Arqueiro, a Alquimista e a Duelista compondo a classe Ladrão.
Detalhe interessante: Percebam que quando cada classe comportava 4 personagens haviam sempre dois de cada gênero!

De tal modo,  são possíveis diferentes combinações de personagens e classes para uma equipe, o que me faz querer cada dia mais desbloquear todas as classes e experimentá-las com diversas equipes! 
Por falar em desbloquear, como dito anteriormente, a princípio somente três classes estão disponíveis para escolha, mas com o passar do tempo e de diversas partidas jogadas você pode juntar gold o suficiente para comprar um baú e tentar a sorte. O sistema para desbloquear personagens não é complexo, mas depende puramente do acaso.
Existem duas maneiras de se desbloquear novos personagens, sendo a primeira delas através da compra de baús na loja.
Resultado da abertura de um baú
Fonte: Gamerinformer
Com as partidas jogadas você receberá uma quantia em gold, a depender do que seja feito dentro do jogo - vale ressaltar que o gold e experiência recebidos in-game serão igualmente distribuídos para toda a equipe, sem injustiças ou um player levando toda a equipe na experiência e ouro - e assim poderá comprar os baús de requisições, e assim, se a sorte bater na tua porta você será contemplado com uma carta de personagem, fomentado no desbloqueio imediato do mesmo! Falando acerca da distribuição de gold e experiência: a repartição igual dos recursos conseguidos no jogo é maravilhosa. Não há desigualdade ao fim da partida, todos recebem a mesma quantia de gold e exp, e é interessante que há a contagem individual do exp, conforme você mata os monstros, mas ao fim da partida soma-se a experiência conseguida por todos e o resultado da quantia somada é o que você ganhará de exp. Um sistema justo que possui seus pontos negativos ao acabar com a ideia de mérito na divisão da experiência; mas por outro ponto de vista, com seus pontos positivos no mesmo aspecto, ao manter uma tabela de classificação de cada player, indicando tudo o que ele fez na partida: quantas mortes conseguiu com a arma utilizada por ele, quantas mortes conseguiu utilizando skills, se morreu ou não na partida, dentre outras coisas.
Um inventário com itens variados
Fonte: Gamerinformer
A segunda maneira de se desbloquear um novo personagem é fabricando uma armadura para ele.
O DA:I possui também um sistema de crafting, mesmo no multiplayer, que é bem simples de se entender, porém bem detalhado.
Contudo, de ambas as maneiras você terá de comprar um baú.
Quando um baú é comprado, você receberá itens aleatórios de todos os tipos e níveis de raridade, sendo que é necessário reciclar itens para que se consiga materiais para fabricar armaduras ou aprimoramentos para os itens já possuídos. Ou seja, você pega aquele item que nunca usou e recicla, recebe o material que o item reciclado gerará, para acumulá-lo e fazer armaduras dos personagens bloqueados para desbloqueá-los. Simples, não é mesmo? Só que não.

Desempenho e Recomendações

Se você quiser rodar essa delícia dos games NO TALO, terá que desembolsar um bom dinheiro para investir. Saquem só as configurações mínima e recomendada divulgadas pela Bioware:


  • Requisitos mínimos
Sistema operacional: Windows 7 ou Windows 8.1 (64bit)
Processador: AMD quad core CPU @ 2.5 GHz, Intel quad core CPU @ 2.0 GHz
Memória: 4GB RAM
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 4870, NVIDIA GeForce 8800 GT com 512 MB
Disco rígido: 26GB livres

  • Requisitos recomendados
Sistema operacional: Windows 7 ou Windows 8.1 (64bit)
Processador: AMD six core CPU @ 3.2 GHz, Intel quad core CPU @ 3.0 GHz
Memória: 8GB RAM
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 7870 ou R9 270, NVIDIA GeForce GTX 660 com 2 GB
Disco rígido: 26GB livres


Creio que para rodar com tudo no máximo mesmo, em FHD, a configuração utilizada deveria possuir no mínimo uma GTX770 no lugar dessas recomendadas.
Enfim, consegui rodar com gráficos consideráveis e ótimo desempenho, sem drops de frames ou sttuters, com isso aqui ó:
Minhas configurações
Resumindo: você pode rodar o game com uma VGA e até uma configuração mais simples com qualidade razoável e não tão desagradável. :)
Rodou liso, reclamo somente da qualidade de resolução que perdi por ter uma VGA mais ultrapassada... Fora isso, tudo ótimo!
Para encerrar, gostaria de deixar meu agradecimento especial - quero muito abraçar o cara que pensou em produzir essa série - à EA Games, a Bioware e a EA Digital Illusions CE por desenvolver a Frostbite 3 utilizada nesse épico game. MUITO OBRIGADO, VOCÊS SÃO DEMAIS VÉI.

Resultado da análise:
MAIS RECOMENDADO QUE ISSO SÓ HABBO, PORQUE HABBO É MITO.
RECOMENDADÍSSIMO. 8/10


@EditDaMadruga
Encontrei um guia de como ser um jogador bem sucedido no DA:I no wikiHow. E está simplesmente épico. Só saquem:
                                                                                         SAQUEM









O Autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário